Skip to content

A NOTÁRIA

Percurso Profissional

  • Estágio de advocacia na Comarca de Coimbra (2000-2002)
  • Estágio de Notariado em Águeda (2006-2007)
  • Notária com inscrição na ordem dos notários número 389
  • Notária titular de licença em Cadaval – 2008-2019
  • Notária titular de licença em Sintra – 2019 até ao presente

Formação Académica

  • Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2000)
  • Pós-graduação em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2001)

A experiência adquirida durante a sua carreira académica e o percurso que a levou à aquisição do título de Notária, permitem-lhe ter uma visão abrangente sobre a prática negocial corrente e a adaptação dos negócios pretendidos à lei e aos formalismos necessários.

O Notário é um jurista de proximidade que está sempre ao serviço da Justiça, dos Cidadãos e das Empresas, garantido a igualdade de todos face à lei.

O Notário é, simultaneamente um oficial público que intervém nas relações jurídico-privadas em representação do Estado Português, e garante, em nome deste, a legalidade dos atos que pratica e um profissional liberal que actua de forma independente, isenta e imparcial e por livre escolha dos interessados, esclarecendo e protegendo, de forma transparente, todas as partes intervenientes nos atos.

O Notário é o jurista a cujos documentos escritos, elaborados no exercício da sua função, é conferida fé pública.

Os Notários são os únicos profissionais dotados de fé pública – prerrogativa exclusiva do Estado – que, conferem autenticidade e garantias de verdade a todos os documentos em que intervêm e asseguram o seu arquivamento, possibilitando a todo o tempo a obtenção de certidões ou segundas vias das escrituras e documentos arquivados.
A escritura pública é um documento autêntico que só pode ser efectuada por Notário em Cartórios Notariais, faz prova plena dos factos em caso de litigio e beneficia de força executiva, tanto em território nacional como no espaço jurídico europeu (título executivo europeu).

O Notário tem por missão conformar e ajustar a vontade dos cidadãos com a lei.

O Notário atua no campo da justiça preventiva, desempenha a dupla função de informar e aconselhar os cidadãos sobre os meios e instrumentos jurídicos mais adequados aos seus interesses, e respetivas implicações jurídicas e fiscais, e de certificar, com valor probatório pleno, factos, atos e negócios.

Call Now Button